O que é a parentalidade positiva?
Cada vez mais ouvimos falar na importância da parentalidade positiva. Em reuniões, muitos pais, abordam a questão e falam da dificuldade de fazer o melhor. Todos queremos o melhor para os nossos filhos!
Afinal o que é a parentalidade positiva? A parentalidade positiva é uma filosofia que defende a promoção da autonomia e participação da criança de acordo com as suas características e dentro do que é adequado para a sua idade.
Nesta corrente não é defendida a rigidez nem a permissividade.
Na parentalidade positiva envolvemos as crianças nos problemas, nas soluções, nas escolhas e promovemos a sua autonomia física e emocional.
Há uns anos participei num Congresso "De sim e não se faz a educação". Para mim, esta é uma boa forma de resumir o nosso papel enquanto educadores e pais. Contudo tenho plena noção da sua ambiguidade.
Acredito firmemente na importância de uma parentalidade positiva porém o papel do adulto como orientador não é fácil. A criança tem o direito de ter alguém que a ajude e a oriente. Se deixarmos que a criança decida tudo, o efeito será contrário e a autonomia que queríamos promover dará lugar à insegurança.
Quero com isto dizer que acredito que para exercermos uma parentalidade positiva temos de demonstrar segurança, assertividade e tranquilidade. Se existir algum limite a criança saberá que tudo irá correr bem porque o "pai e a mãe" sabem :)
Em suma, a parentalidade positiva promove o respeito entre pais e filhos, rejeitando formas extremas de relacionamento (autoridade e permissividade). A criança é encarada como uma pessoa em crescimento que necessita de orientação. Desta forma, a autoridade deve ser exercida com firmeza e empatia promovendo uma educação construtiva.