escritaemespelho

A nossa filha tem 5 anos e escreve as letras e os números ao contrário. Devemos ficar preocupados?

A escrita das letras e dos números ao contrário é mais comum do que o que se pensa. Grande parte das crianças passa por uma fase em que acontece escrever em espelho, ou seja, escreve direito mas como se estivesse num espelho e rapidamente o 2 se transforma em 5 e a JOANA em ANAOJ. O que de certa forma até impressiona por ser tão perfeito… mas ao contrário. A criança escreve da direita para a esquerda e muitas vezes de baixo para cima sejam letras invertidas ou números invertidos.

Esta situação normalmente ocorre entre os 4 e os 6 anos, no período em que se está a desenvolver a predominância do cérebro e a lateralidade, bem como a perceção visual. Ainda é comum terem dificuldades em reconhecer a posição de um objeto relativamente a outro ou a si mesmo e também ainda não reconhecem as regras da direcionalidade da escrita, ou seja de cima para baixo e da esquerda para a direita. Quero com isto dizer que se uma criança olhar para o desenho de um gato virado para o lado direito e pedirmos que identifique todos os gatos iguais, na mesma posição, é comum que a criança assinale os iguais mas que se encontram virados tanto para a direita como para a esquerda. Esta maneira da criança percecionar deve-se à forma como o cérebro ordena a maneira de escrever. Esta é sem dúvida uma grande preocupação dos pais que recorrentemente referem nos atendimentos.

Esta escrita espelhada está relacionada com a dislexia ou com a disgrafia?

Pode estar relacionada com a dislexia ou com a disgrafia. Contudo, não é um sintoma exclusivo de qualquer perturbação. O mais comum é que esta forma de escrever desapareça por volta dos 6 anos. Se persistir deverá falar com o professor de 1.º Ciclo e/ou com o pediatra.

Enquanto pais o que podemos fazer para ajudar?

A melhor forma de ajudar a criança é ir fazendo uma correção para que ela possa ver o “molde” correto.

Mas atenção, quando se fala em corrigir uma criança tão pequena, é sempre necessário fazê-lo de uma forma carinhosa e tranquila e se sentir alguma desmotivação tente arranjar novas estratégias. Melhor do que ninguém conhecem a vossa criança.

Existem também algumas atividades que podem ser feitas como:

  • Jogos de noções topológicas e de lateralidade: colocar a mão direita dentro da caixa; colocar a mão esquerda por baixo da cadeira;
  • Jogos de reconhecimento de formas e de simetrias: assinalar objetos que se encontram virados para o mesmo lado e reproduzir imagens simétricas;
  • Fazer o desenho de formas, letras ou números com setas para ajudar a criança a perceber a direccionalidade da escrita;
  • Fazer jogos com sombras: delinear;
  • Jogos de memorização de símbolos ou letras e reprodução dos mesmos;
  • Puzzles com imagem de fundo para que a criança tenha que colocar a peça por cima da imagem;
  • (…)

Estas são algumas das atividades que podem fazer com os vossos filhos. Não se esqueçam de durante o processo, os apoiar sempre nas dificuldades e nas conquistas e vão ver que o mais provável é que desapareça e fique apenas a memória desta forma de escrever. Mas em caso de insegurança não hesite e fale com os professores, terapeuta da fala ou médico pediatra.

Eu, como educadora, posso-lhes dizer que na sala dos 4 e 5 cerca de 30% das crianças do grupo faz escrita em espelho.