Regresso à escola após o Covid: como explicar às crianças?

Neste momento, todas as pessoas se encontram a ponderar se devem ou não retomar a normalidade, se esta decisão foi tomada tendo por base a saúde ou a economia,… Enfim, um sem número de questões que nos assola e que nos deixa com várias inseguranças enquanto pais.

Contudo, uma coisa é certa, continuamos a ser, enquanto adultos, quem transmite tranquilidade às nossas crianças.

A decisão de regressar ou não à escola envolve muitos fatores, todos eles dignos de respeito e variam de família para família mediante as suas vivências. Não cabe a ninguém questionar. É uma decisão familiar e cabe à escola apoiá-la da melhor forma possível.

Mas na cabeça dos nossos pequeninos também há muitas questões. O que devemos fazer?

É importante que nos informemos de fontes fidedignas pelo menos uma vez por dia e que quando questionados pelos mais pequenos sejamos diretos, assertivos e efetivos na comunicação. Com isto, quero dizer que, é importante responder à pergunta sem utilizar cenários hipotéticos. Devemos responder com frases simples e de fácil compreensão sem levantar mais questões. Devemos mostrar tranquilidade e disponibilidade enquanto absorvem a informação, e responder a outras questões que possam surgir no seguimento da primeira.

Atenção! Muita atenção! Demonstrar tranquilidade não é dizer que está tudo bem, nem é distorcer a realidade. É fundamental que as questões sejam respondidas com tranquilidade, mas correspondendo a factos verídicos. Todas as crianças têm plena noção de que esta situação é grave. Precisamos é que elas saibam que, aconteça o que acontecer, os adultos estão cá para ajudar e resolver!

Se optarem por levar os vossos filhos à escola é normal que conversem com eles em casa que lhes façam algum tipo de recomendações, contudo não se esqueçam que são apenas crianças.

Enquanto pais terão muitas inseguranças, medos, questões, dúvidas… Devem partilhá-las com os educadores ou com a escola, mas não o façam à frente do vosso filho. Escolham uma forma (um telefonema, um email,…) de partilhar todas as preocupações, mas na hora de deixar o vosso filho no ambiente escolar, mostrem-se confiantes, seguros e deixem-nos com um sorriso (ainda que seja no olhar). Vão estar a ajudá-los, com toda a certeza, a perceber que é suficiente confiar nos adultos e que irá ficar tudo bem! Assim esperamos!