O meu filho tem 5 anos e sabe contar até 100. No pré-escolar continuam a dar muita importância aos números até 20. Porquê?
É verdade que esta é uma das questões que recorrentemente me colocam em reuniões. Efetivamente as crianças têm uma capacidade de “cantar” os números com imensa facilidade. E dizemos “cantar” porque as crianças sabem os números de cor, como se de uma canção se tratasse. Contudo, não quer dizer que tenham a noção do número e o reconheçam.
Para nós, educadores, é importante que a criança tenha o conhecimento de que, por exemplo, o número 10, corresponde a 10 objetos e se identifica por um 1 e um 0. Nós consideramos que a criança sabe contar quando é capaz de olhar para um número fora da sua ordem, identificá-lo e mostrar os objetos que lhe correspondem.
Se quiserem experimentar mostrem ao vosso filho o número 16, por exemplo, e perguntem que número é…vão ver como provavelmente há dificuldade no reconhecimento do número.
Assim, no pré-escolar parece-nos fundamental que as crianças reconheçam os números como identificação de uma determinada quantidade de objetos e que saibam o “nome” do número.
A incidência nos números entre o zero e o 20, deve-se ao facto que após as crianças perceberem a lógica e souberem estes números, rapidamente veem que existe uma sequência e a partir daí conseguem contar e reconhecer facilmente todos os números.
Comecem aí em casa a contar: com objetos, lápis, canetas, bolas…contem tudo! Façam jogos de reconhecimento do número (sem ser pela ordem) e peçam aos vossos filhos para fazerem conjuntos e desenharem os números…Sim, vão existir ainda muitas trocas e confusões, mas fazem parte…do crescimento!