A primeira semana do pré-escolar após o confinamento devido ao Covid-19
Sim, eu sei que neste blog era suposto responder a questões, foi ao que eu me propus, mas não consigo deixar de partilhar o feedback na primeira pessoa, sobre esta primeira semana de retorno à escola.
Voltou toda a equipa com muito cuidado e atenta a todas as recomendações e cuidados previstos pela DGS, mais alguns definidos pela equipa da instituição.
Tenho a dizer que apesar das incertezas e inseguranças de todos, pais e profissionais, todos no primeiro dia traziam grandes sorrisos, grandes abraços (já que os beijos não eram permitidos) e grande vontade de retomar. As inseguranças eram só dos adultos, afinal as crianças têm uma leveza extraordinária!
Nós, educadoras e professores, voltamos de sorriso (ainda que tapado) e vontade de começar, de voltar…apesar da máscara, conseguimos sentir a lufada de ar fresco.
Posso dizer que superou infinitamente as minhas expectativas. Rapidamente as lavagens de mãos e desinfeções constantes e necessárias se tornaram parte da rotina acompanhadas de canções e alegres dinâmicas.
O recreio tornou-se a nossa segunda casa! Conseguimos perceber que podemos fazer imensas atividades e trabalhar tantas áreas no espaço exterior! Somos tão felizes e nem sabíamos.
Sim, nós educadores, temos um tempo diferente, temos um regressar ao trabalho diferente até mesmo quando voltamos de férias. Sim! É difícil perceberem porquê que para nós, só existem anos letivos e não ano civil. É difícil perceberem porquê que saímos de casa com um sorriso todas as segundas-feiras. É difícil perceber o nosso entusiasmo após as férias para ir viver mais um ano de aventuras.
Mas a verdade é esta: temos uma profissão especial, podemos ensinar e aprender em simultâneo. Crescemos todos os dias uns com os outros e ainda podemos voltar a ser crianças e que bom que é descer o escorrega e jogar ao “macaquinho chinês”.
Pois bem, ao fim de uma semana, os nossos meninos já chegam de braços abertos para nós os recebermos, já fazem caminhos que até aqui não faziam como se sempre tivesse sido assim e já adquiriram os novos hábitos, sendo eles mesmos a lembrarem o que precisamos fazer a seguir.
Sinto-me realizada por voltar! Sinto-me realizada por poder partilhar!
Venham mais semanas… De certeza que vai correr tudo bem!